4.10.12

Kibe falso com grão de bico



Tchê, eis que tô um belo dia em casa, me preparando para fazer um guisadinho de batata e me chega a nega véia com aqueles Kibes do ... (no more merchan de graça ;o)), recheados com grão de bico. Abri o congelador, e eis que lá estavam grãos de bico congelados, já cozidos. Foi quando olhei para os céus e indaguei: "Por que fazes isso comigo?". Como não obtive resposta, segue a receita.

Ingredientes:

- 1kg de carne moída de primeira (ah colé, não vai me fazer kibe com carne de segunda né?)
- 2 ovos;
- 1 xícara de farinha de trigo;
- 1 xícara de farinha de rosca;
- sal a gosto;
- 300gr de grão-de-bico.
- 1 xícara de leite.
- 1 tablete de caldo de picanha.

Modo de preparo:

Numa panela de pressão, cozinhe o grão de bico com bastante água e 1 tablete de caldo de picanha (tem que ser de picanha, não usa outro senão não garanto hein). Depois de cozido, escorra da panela e numa tigela amasse os grãos, adicionando leite aos poucos para fazer um purezinho (se achar necessáro, pode inserir umas colheres de margarina também).

Agora vamos aos kibes falsos (e digo falsos porque não uso trigo para kibe hehehe). Num recipiente, junte o guisado, os ovos tempere com sal a  gosto e vá polvilhando a farinha de rosca até formar uma massaroca nojenta ;o) Depois vá adicionando a farinha de trigo, até a massaroca pegar uma consistência boa, como se fosse um hamburguer.

Prontinho, basta abrir , colocar um pouco do grão de bico, fechar como se fosse um kibe e levar ao forno por uma meia hora. Creio que 1kg de guisado dê para uns 6 ou 7 kibes ;o)

Dica do japa:

- A primeira dica é simples: se você leu a receita e achou uma grande bobagem, faça o kibe tradicional hehhe.
- A segunda dica é: se você leu a receita e acha que dá pra encarar, então aproveita para misturar alguns temperos no recheio do grão-de-bico. Você sabe, requeijão, azeitonas, salsinha, essas coisas ;o)

Trilha sonora da receita: Turma do Pagode - Vi acontecer

Convidados: none

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com)

Nenhum comentário: