17.3.08

Camarao na Moranga



Estavamos decidindo em qual cozinha iriamos bagunçar e sujar, quando o Spk me diz: "cara, to devendo um rango pros meus coroas!"... bah, promessa é dívida... e prometeu pros coras, o TCF tá dentraço!


Além disso, muitos foram os pedidos para que o TCF entrasse na cozinha para preparar esse belo prato. Para não dizer que estamos mentindo, vamos revelar o número exato dessas solicitações: 5 (cinco). Isso mesmo! 5 insanos pediram para que preparassemos esse Camarão na moranga, é verdade que se diga que tivemos um voto contra, o do Pantufa, pois ele não curte esse fruto do mar. Mas como foi voto vencido... já era, tá pronto, mete esse mesmo!

Ingredientes:

- 1 moranga grande;
- 1/2 kg de camarão (já descascado);
- 1 tomate;
- 1 cebola;
- 1 copo e 1/2 de vinho branco;
- 1 copo e 1/2 de caldo de peixe ou caldo do próprio camarão;
- 1 colher de farinha de trigo;
- 1 copo de requeijão;
- sal e pimenta a gosto;

Modo de preparo:

Meu velho, é o seguinte, antes de preparar o caldo e tudo mais, já liga o forno na temperatura mais baixa. O próximo passo, é abrir a moranga, aí tu faz um buraco na parte de cima, tipo fazendo uma tampa. Bueno, feito isso, tens que limpar a moranga, ou seja, retirar as sementes e aquelas fibras que estão dentro, então tu podes usar uma colher, uma faca, na pedrada... sei lá...
Passado esse trabalho, o forno já deu uma pré-aquecida, coloca a moranga em algum refratário e já larga no forno em fogo baixo para ir cozinhando.

No liquidificador, tens que bater o tomate, a cebola, a farinha de trigo, o vinho e o caldo de camarão/peixe (ver dica do japa). Logo depois de bater tudo, leva pro fogão, e fica mexendo em fogo baixo. Nesse momento tu regula com sal e pimenta... Quando o caldo abrir fervura, é hora do requeijão... então deixa ele se dissolver levemente em fogo baixo.

Assim que o molho estiver homogênio, coloca o camarão e o caldo dentro da moranga. Leve ao forno, e deixe até que a moranga fique cozida, ou quase isso! (entre 40 minutos à 1 hora)

Dica do japa:

Sobre o vinho... cara, o vinho é para cozinhar, então a dica é vinho seco e daqueles bem chinelo mesmo, pois se o vinho fosse bom, beberíamos ao invés de colocar no rango;

Sobre o camarão e o caldo de peixe/camarão: se tu comprar o camarão sujo para limpar em casa (é mais barato e foi isso mesmo que fizemos), tu precisa deixar o camarão pré-cozido antes de colocar na moranga. Para fazer isso, basta ferver uma água e colocar no camarão, +/- em 2 minutos o camarão fica com aquela coloração rosada, daí beleza ele tá pré-cozido! Essa água que tu ferveu e largou camarão, depois tu usa para bater no liquidificador com os outros ingredientes.

Se tu usar um camarão pré-cozido e congelado, a dica é descongelar esse camarão antes, caso contrário ele vai soltar a água congelada no molho e teu caldo vai ficar muuuito aguado.
Caldo de peixe tem em tabletes;

Trilha sonora para a receita: Joe Satriani - Summer Song

Entretenimento áudio-visual para auxílio degustativo do prato: Caçadores de Emoção - Point Break

TCF

3 comentários:

Anônimo disse...

Vcs já pensaram em colocar um restaurante? rsrs
bj

Vagner disse...

Estamos pensando nisso Rosana, se o nosso publico continuar assíduo, não demorará muito. Obrigado pela participação.

Anônimo disse...

olha achei muito bacana a sua receita sempre vejo receita com toque feminino ou com chefes que tem a maneira de dar a receita o mais perfeito possivel mais até então nao tinha visto um homem dar uma receita assim com linguagem de homem me pareceu muito engraçado e interessante mais ao mesmo tempo bem explicado .Olha passem mais receitas assim porque diverte e torna a vida na cozinha mais leve adorei!