11.1.10

Série Receitinhas do Bom Velhinho: Porquitcho recheado com palmitation



Mas olha que beleza, primeira receita de 2010. Segue uma série de receitas natalinas que vão fazer brilhar o teu Natal. Se o presente não era o esperado, pelo menos te gruda na ceia que já vai dar o up pro ano novo.
Iniciando a série, uma receitinha de porquinho recheado.

Ingredientes:

- 1 lombo de porco aberto em manta;
- 1 vidro de palmito (picado em rodelas);
- 1 vidro de azeitonas verdes sem caroço;
- 1 ramo de salsinha picadinha;
- 1 pacotinho de queijo ralado;
- 1 pacotinho de caldo de picanha em pó;
- meio cálice de vinho branco;
- sumo de 2 limões;
- 2 dentes de alho expremidos;
- sal e pimenta a gosto;

Modo de preparo:

Tempere o porquinho com o sal, a pimenta, o alho, o sumo dos limões e o vinho. Tempere bem, passando os temperos dos dois lados do porquinho. Enrole em papel alumínio e deixe na geladeira por pelo menos duas horas. Misture numa bacia as azeitonas, o palmito e a salsinha picadinha. Depois das 2h na geladeira, abra o porco e adicione o recheio de palmito. Cubra com queijo ralado, enrole-o e ate-o com um pedaço de barbante. Leve-o ao forno por 2hs, adicionando um pouco do tempero sobre o bichinho de vez em quando para pegar bem o gosto. Depois de duas horas é só ir pro abraço que está uma beleza.

Dica do japa:

- você pode substituir o queijo ralado por fatias de queijo mussarela. Tudo depende do regime que você estiver seguindo no momento da receita (geralmente as pessoas esquecem dele nas festas de fim de ano ;o));
- também é possível enrolar o porco em papel alumínio para assar, e neste caso, asse por uma hora e meia e depois remova o papel alumínio para dar uma douradinha.

Trilha sonora da receita: Papas da Língua - Só se for agora

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com) 

Um comentário:

Vagner disse...

cara, aquele barbante deve ter ficado bom demais brother! Me lembra de te contar uma hora dessas sobre uma historia contada pelo Vo Ney de um cara que comia salsichão com barbante e tudo nos churrascos, hauhuahuahu