10.6.09

Porquitcho Picadinho com Shoyu da Gripe Suína




Mas olha que beleza. Na onda da gripe suína (que depois descobriu-se não ser suína, sendo rebatizada cerca de 55 vezes), segue uma receita de porquinho da bruxa. Estava eu com a nega véia, numa noite agradável, num barzinho bem tranquilo aqui de POA denominado "Boteco Natalício" (recomendo, milhares de guloseimas com choppe bem gelado), e eis que escolhemos a dedo um prato de picadinho de porco. É claro que quando largaram o prato sobre a mesa pensei com meus botões: "Bah, que barbada"; afinal tudo é "barbada" depois do 5º choppe. Enfim, passou uma semana e fui para a cozinha tentar reproduzir aquela maravilha que degustamos no boteco. Tô pra te dizer que ficou tão bom quanto, então segue o goró.

Ingredientes:

- 500gr de iscas de porco (ou você mesmo pode deixar de ser preguiçoso, comprar um pedaço de lombo de porco e partilo em tiras finas);
- 2 colheres de sopa de maizena;
- meia xícara de molho shoyu;
- 3 pitadas de cebola seca (mercado público tem uns saquinhos de R$1,00);
- 2 folhas grandes de alface;
- 4 pãezinhos franceses partidos em rodelas;
- azeite da Olívia;
- 2 pacotinhos de Sazon para carnes (vermelho);
- 1 caldo de picanha;

Modo de preparo:

Tchê, mais fácil que pegar vírus no Windows. Tasca um filete de azeite da Olívia numa panela e vai fritando o porquitcho, mexendo sempre para não queimar. Enquanto frita, já adicione o caldo de picanha em pedacinhos, as pitadas de cebola seca e sal a gosto. Na meia xícara de molho shoyu, adicione o sazon, as duas colheres de maizena e mexa bem, para não criar bolas de farinha. Quando o porquinho estiver devidamente cozido (frito, porém cozido, entende?), adicione esse "caldinho" de shoyu e mexa bem por 5 minutos até que aquele caldo grosso dê o brilho no porquinho.
Feito o carreto, agora basta decorar um prato com as duas folhas de alface, os pães e largar esse picadinho por cima. Vai por mim que a bruxa come esse troço se lambendo ;o)

Dica do Japa:

- é possível usar molho inglês ao invés do molho shoyu, fica a seu critério. Sugeri o molho shoyu por não ficar tão forte;
- a melhor parte desse rango é o pãozinho com o molhinho do porco e uma folha de alface. Se você está querendo agradar mas sua parceira é vegetariana, você come a carne e ela os pãezinhos ;o)
- um pouco de pasta de alho também fica o bicho nessa receita.

Trilha sonora da receita:
Policia e Bandido - Leandro Sapucahy e D2

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com)

Nenhum comentário: