5.11.09

Peixe escondido "got to find a way, I cant wait another day" do TCF



Seguindo a onda súbita de publicações que me ocorre essa semana, segue uma receitinha com peixe que é uma barbada. Fiz essa receita no aniversário da minha irmã e o ibope foi violentíssimo, melhor que novela das 20hs. "Voltaremos!" (hummm, acho que esse bordão já existe, deixa eu pensar em outra coisa...)."I'll be back". (Poutz, de "Anonymous Gourmet" para "Exterminador do Futuro" não vai rolar). "Para o alto e avante!" (Ok, esquece ;o)).


Ingredientes:

Para o peixe:
- 2 kg de filé de Merluza (ou qualquer outro filé que lhe apeteça);
- 1 lata de seleta de legumes;
- 1 lata de extrato de tomates;
- um punhado de hortelã picada;
- 2 cebolas picadas;
- 3 dentes de alho picados;

Para o purê:
- 2 colheres de sopa de margarina;
- meia xícara de leite;
- 2 colheres de sopa de azeite da Olívia;
- 2 tabletes de caldo de peixe;
- 4 batatas grandes picadas em 4 pedaços (se Pedrinho tinha oito batatas na sacola, deu duas para Sandrinha, perdeu outra no caminho, e uma teve de ir fora por estar podre, com quantas batatas Pedrinho está agora??? Veja ao final da receita a resposta...)
- sal a gosto

Ingredientes extras:
- 3 gemas de ovo;
- 150 gr de queijo mussarela;

Modo de preparo: 

Parta o filé em tiras, tempere com sal a gosto e cozinhe-os numa panela com 3 colheres de azeite. Quando estiver cozido, adicione o alho e a cebola e frite por mais alguns minutos. Tudo cozido, adicione a seleta de legumes, o extrato de tomate, a hortelã, tempere com sal a gosto e deixe a panela fechada no fogo baixo por mais 5 minutos. Reserve quando estiver pronto.
Agora vamos ao purê. Cozinhe as batatas (já em pedaços para ser mais rápido) em água fervente e 2 tabletes de caldo de peixe. Depois de cozidas, esprema-as com um garfo e vá adicionando o leite, a margarina e o azeite até formar um purê consistente, mexendo sempre. Aproveite e tempere o purê com sal a gosto. Ok, agora o pulo do gato: numa travessa grande coloque o peixe, uma camada de queijo e cubra com uma camada de purê. Pincele as gemas por sobre as batatas e leve ao forno por 15 minutos para gratinar. Feito o carreto, vai que isso está um coice.

Dica do japa:

- Se o peixe soltar muita água durante o cozimento (principalmente se ele estava congelado), escorra o peixe já pronto no escorredor de massas e volte ao fogo, antes de adicionar alho e cebola;
- neste caso usei hortelã, mas você pode substituir por outras ervas ou mesmo não utilizá-las;

Trilha sonora da receita: Fly away - Aerosmith (em homenagem ao título da receita ;o))

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com)

Resposta: Pedrinho está agora sem nenhuma batata, pois usou as 4 que sobraram nessa receita (nossa, diretamente para o hall de piadas péssimas e sem graça; minha sorte é que não vivo disso :o));

Nenhum comentário: