14.11.07

Batatas Recheadas - chupa essa manga!


Tá, a galera está te cobrando aquele rango faz tempo, tu estás sem muitas idéias e queres (como sempre) fazer um rango fácil, barato, rápido, gostoso e que impressione. Tá na mão queridão... é só fazer a batata recheada... Vai por mim que essa é quente, nao vai te deixar na mão, estufa tri bem o povão e o recheio rola no improviso, com aquilo que tu tiveres na geladeira. Segue o baile:


Ingredientes


- Batatas brancas (grandes, preferencialmente)
- forno
- panela com água
- óleo e salzinho da bruxa ("da bruxa" é só pra enfatizar)
- creme de leite ou requeijão ou qualquer coisa parecida
- abre a geladeira e traz o que tiveres de carne, frango, porco, qualquer coisa (nesse caso específico, linguiça toscana e um baconzinho: baaaaaaaaahhhhhhhh, toda a base!)



Modo de Preparo


O primeiro passo é cozinhar as batatas (depois de lavá-las, pq as mesmas vão ser devoradas com casca e tudo). A panela tem q ser meio grande pra cobrir as batatas por completo (e inteiras) embaixo d'água de cozimento. Bueno, até quando cozinhá-las? Cara, essa receita é roots e tu tens a liberdade de escolher. Eu sugiro... veja bem, sugiro... que seja até o ponto em que tu consigas enfiar um talher qualquer na batata e ela "o receba" com tranquilidade. Resumindo, ela tem q estar beeeem diferente de uma maçã (huahuauha, isso me lembra uma outra receita de um brother em que a batata ainda não tinha ficado cozida o suficiente e o prato parecia ter
sido feito com maçãs, lembra spk?).

Bueno, enquanto as batatas estão a cozinhar, te atraca na gororoba que vai servir como recheio. Neste caso em específico, encontrei linguiça toscana, bacon e outras coisas e cortei tudo picadinho e dei uma boa fritadinha e tal. Quando tava querendo ficar meio seco isso tudo, eu temperei com orégano, bastante curry, pimentinha calabresa (em pequenos flocos), pouco sal pra não morrer de pressão alta e poder tomar um cafezinho outra hora.
Cara, seguinte, dá-lhe com creme de leite nessa mistura toda. Bom, seguinte, na porta da geladeira tinha uma tal de mostarda (aquela amarelada, industrial) com pedacinhos de semente e tal, e bem no estilo extra-forte. Adivinha? Resbalou e caiu bem dentro do recheio q eu tava
fazendo... q peeeeena! Meu velho, vou te contar... ainda bem q eu erro nessas receitas, pq se eu acertasse... eu tava bem ferrado!

Tá na mão... daí tu pegas essas batatas recém cozidas, ainda quentes, Muhuhahahaha, e corta elas pela metade ao comprido como se fosse um bigmac. Se der, faz tipo uma conchinha, tira um pouco do miolo da batata pra colocares o recheio. O que tu vais fazer com o miolo da batata? Sei lah cara, inventa um purê e tal... mas o interessante eh completar essas metades aih com bastante recheio maluco e dispor essas batatas em uma forma para ir ao forno pré-aquecido na temperatura que tu quiseres pelo tempo que tu achares melhor, pra dar aquela douradinha sabe? E pra fazer com que a batata absorva também um pouco do recheio. Na foto da receita, eu não tinha a manha de cortar a batata ao meio (até pq na maioria das receitas a gente dá um peitaço e o que sair saiu, mata-se a cobra e mostra-se o pau, e se eu não sou ligeiro os quatis me lambem), então tirei um tampão da mesma e paguei de topeira esburacando o meio da batata.

Tchê, tu achaste difícil? Difícil é cantar parabéns e bater palmas ao mesmo tempo... essa receita aqui é pra guri novo ir agregando feeling no processo de se virar sozinho.

Dica do Japa

- Hehe, cuida bem das batatas cara pois elas são a base pro teu recheio, literalmente;
- Podes fazer uma gororoba com carne moída pra usar como recheio, deve ficar o canal!
- Note que se tu fizeres alguns passos em simultâneo (cozinhar as batatas e fazer o recheio ao mesmo tempo, por exemplo), a receita até que fica relativamente rápida!
- Não tenha medo de errar, como eu disse, se acertares, aí é q tens que se preocupar!
- Podes colocar também umas ervas malucas no recheio e/ou por sobre ele, talvez até um queijinho ralado, bah, quase me babei agora.
- Se tu tens algum convidado(a) pra comer (hehehe), que é daquelas pessoas que acha que a vida é um moranguinho e não come isso e não come aquilo, já dá o aviso de antemão: "olha, vamos comer batata com casca e tudo!". Daí a figura já vai saber que a coisa toda é roots mesmo!

Trilha sonora da receita: Marvin Gaye - I Heard It Through the Grapevine

Entretenimento áudio-visual para auxílio degustativo do prato: meu amigo Samuel L. Jackson numa performance inesquecível, incorporando o legítimo bluesman ao cantar sobre a inevitável decepção do homem no assunto amor. Confere no filme "Entre o Céu e o Inferno." (Black Snake Moan, 2007. Direção:Craig Bewer. Elenco: Christina Ricci, Samuel L.Jackson, Justin Timberlake e outros)

Idealizador e hábil executor da receita: Vagner Pantufa

Aloha!

Nenhum comentário: