18.4.12

Atolada da Ovelha na Paellera


Já disse isso no blog e não me canso de repetir: tudo na vida é networking! Tô eu na minha rotina diária tranquila de servidores pegando fogo e usuários errando senhas quando uma colega de trabalho, a Jaque, me larga essa: "bah, meu marido Pedro fez uma receita de ovelha que ficou uma loucura, lembrei de ti que gosta de cozinhar". Pra que né? Me dá essa receita agora hehehe. Test drive executado, eis o relato:

Ingredientes:

- 1,5kg de carne de ovelha em pedaços (avisa o açougueiro que é para atolar que ele te dá a morta)
- 500gr de aipim cozido;
- 2 cebolas grandes picadas;
- 2 tomates grandes em rodelas;
- 1 pimentão verde em rodelas;
- 200gr de azeitonas;
- 3 colheres de sopa de óleo;
- bastante salsinha picadinha;
- 2 tablestes de caldo de picanha;
- 2 ovos cozidos;
- sal a gosto;
- uma Paellera da bruxa;

Modo de preparo:

Numa paellera, aqueça bastante o óleo e vá fritando a ovelinha com os dois tabletes de caldo picadinhos(e vamos combinar que essa é uma das melhores partes do processo, quando você vai sentindo o cheirinho, tomando um chimarrão, dá uma fungada na nega véia, volta pra ver se não tá queimando... ô vida feliz ;o). Adicione um copo de água e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo e não queimar; acrescente mais água se for necessário. Quando estiver cozido, acrescente a cebola e os pimentões. Panela fechada, deixe cozinhar mais uns minutos. A próxima etapa, não menos divertida, é atolar a ovelinha: adicione o aipim cozido e vá mexendo, para não grudar no fundo. Se necessário, adicone um pouco (bem pouco) de água para facilitar a mexida. Quando estiver quase pronto, adicione as rodelas de tomates e as azeitonas e deixe cozinhar por mais 5 minutinhos com a panela fechada. Receita pronta, abra a panela, cubra com os ovos cozidos e com a salsinha e tá feita a paçoca.

Dica do Japa:

- Para deixar mais colorido, adicione também pimentões amarelos;
- Sei que não é entrevero, mas me deu vontade de adicionar outros tipos de carne nesse caldeirão. Se você se encorajar, manda bala.
- Isso aí com um vinho tinto, é pra pedir em casamento...

Trilha sonora da receita: Seal  - Prayer for the dying

Convidados - none

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com)

Nenhum comentário: