26.5.08

Winter Scripts - Pato com Laranja - Duck'n orange


Ahhhhh o friozinho do sul... mais uma da seriezinha "receitas de inverno TCF" onde a dica é usar o fogão à lenha para esquentar não só os rangos, mas os guerreiros que prepará-los-ão. Seu Urtigão dá o alerta que à noitinha estará pronto o pato com laranja, a galera vem de bando né, que dúvida!?

Armas/Munição:

- um pato, limpo, depenado
- laranjas (umas três ou quatro)
- maçãs (umas quatro também)
- óleo da olívia
- ervas (alecrim, manjericão, etc.)
- extrato de tomate
- tomate
- cebola
- pimentão
- alho
- sal

Modipreparo:

Corte o pato em quantas partes quiseres, como quiseres. Quanto menores os pedaços, mais facil será a extração da gordura da ave (tchê, pato é gordo uma barbaridade, eu mesmo não tinha idéia...).
Bom, daí tu colocas bastante óleo da olívia numa panela bem grande (uns 400ml). Deixa esquentar bem e adicione o pato já em pedaços, com sal, alho e ervas para temperar. Vá mexendo e o pato vai encarregar-se de soltar a gordura por si só com a panela tampada e alguns minutos cozinhando.
Quando notares que a carne está ficando cozida, e não precisa se apavorar por esta carne ser tão parecida com carne de mamíferos por exemplo (vermelha quando crua e bem marrom quando cozida), tu transferes o líquido (gordura/óleo) da panela para outra panela onde já estava refogando tomate, cebola, pimentão, etc.
Enquanto o pato permanece cozinhando, agora sem "caldo", e o caldo permanece engrossando junto ao refogado na outra panela, mexa para não queimar as vezes e vá cortando as laranjas e maçãs em cubos pequenos (ambas sem a casca). Retorne o "caldo" à panela onde o pato permanece cozinhando e some as frutas, massa de tomate e um pouco d'água.
Agora é só deixar cozinhar bastante. O caldo engrossa e o pato chega a desmanchar-se. Tá na mão gurizão, é baratinho pra fazer o patinho.

Dica do japa:

- Vá provando o caldo qdo achar q já pode fazê-lo para ver se está legal de sal,
alho e etc.
- Não se preocupe com o cheiro mais forte que o de um frango, pois o pato realmente exala um cheiro mais forte por ser uma carne que exige um preparo mais dedicado que o de um simples frango.
- se pequenos os pedaços das frutas, estes tendem a desmanchar-se contribuindo para engrossar o molho, mas algumas frutas em pedaços maiores podem contribuir também para a degustação do prato. O ideal é somar frutas em pequenos pedaços e frutas em grandes pedaços.
- A maçã dá um gosto adocicado ao prato, enquanto a laranja é, ao meu ver, o diferencial no preparo.
- Sirva quente, com arroz branco (ah, o spk deve estar adorando isso) e um bom vinho (o do gringo ainda é ótima pedida).- num dia frio, bah, sem palavras!

Trilha Sonora da receita:

Em homenagem ao Urtigão, pai e hábil mestre deste projeto, segura essa meu: The Uncles - Será que é pra mim? "...não tem cara de tiozãããããooo, mas acelerou meu coração...é tão maravilhoso que despertou minha paixão...não é de tiozão mas eu não to nem aí..."

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com)

2 comentários:

Rosana disse...

Tchê Newton, o Urtigão tem mais cabelo do que tu! Ainda assim é bom te rever. Ainda que em foto! rsrsrs
bj

Melina Zucolo Guterres disse...

Mas que coisa!!! esse blog me dá uma fome!!! pera ae que vou lá na cozinha! rrsrs
Sucesso certo!!