26.5.08

Winter Scripts - Pato com Laranja - Duck'n orange


Ahhhhh o friozinho do sul... mais uma da seriezinha "receitas de inverno TCF" onde a dica é usar o fogão à lenha para esquentar não só os rangos, mas os guerreiros que prepará-los-ão. Seu Urtigão dá o alerta que à noitinha estará pronto o pato com laranja, a galera vem de bando né, que dúvida!?

Armas/Munição:

- um pato, limpo, depenado
- laranjas (umas três ou quatro)
- maçãs (umas quatro também)
- óleo da olívia
- ervas (alecrim, manjericão, etc.)
- extrato de tomate
- tomate
- cebola
- pimentão
- alho
- sal

Modipreparo:

Corte o pato em quantas partes quiseres, como quiseres. Quanto menores os pedaços, mais facil será a extração da gordura da ave (tchê, pato é gordo uma barbaridade, eu mesmo não tinha idéia...).
Bom, daí tu colocas bastante óleo da olívia numa panela bem grande (uns 400ml). Deixa esquentar bem e adicione o pato já em pedaços, com sal, alho e ervas para temperar. Vá mexendo e o pato vai encarregar-se de soltar a gordura por si só com a panela tampada e alguns minutos cozinhando.
Quando notares que a carne está ficando cozida, e não precisa se apavorar por esta carne ser tão parecida com carne de mamíferos por exemplo (vermelha quando crua e bem marrom quando cozida), tu transferes o líquido (gordura/óleo) da panela para outra panela onde já estava refogando tomate, cebola, pimentão, etc.
Enquanto o pato permanece cozinhando, agora sem "caldo", e o caldo permanece engrossando junto ao refogado na outra panela, mexa para não queimar as vezes e vá cortando as laranjas e maçãs em cubos pequenos (ambas sem a casca). Retorne o "caldo" à panela onde o pato permanece cozinhando e some as frutas, massa de tomate e um pouco d'água.
Agora é só deixar cozinhar bastante. O caldo engrossa e o pato chega a desmanchar-se. Tá na mão gurizão, é baratinho pra fazer o patinho.

Dica do japa:

- Vá provando o caldo qdo achar q já pode fazê-lo para ver se está legal de sal,
alho e etc.
- Não se preocupe com o cheiro mais forte que o de um frango, pois o pato realmente exala um cheiro mais forte por ser uma carne que exige um preparo mais dedicado que o de um simples frango.
- se pequenos os pedaços das frutas, estes tendem a desmanchar-se contribuindo para engrossar o molho, mas algumas frutas em pedaços maiores podem contribuir também para a degustação do prato. O ideal é somar frutas em pequenos pedaços e frutas em grandes pedaços.
- A maçã dá um gosto adocicado ao prato, enquanto a laranja é, ao meu ver, o diferencial no preparo.
- Sirva quente, com arroz branco (ah, o spk deve estar adorando isso) e um bom vinho (o do gringo ainda é ótima pedida).- num dia frio, bah, sem palavras!

Trilha Sonora da receita:

Em homenagem ao Urtigão, pai e hábil mestre deste projeto, segura essa meu: The Uncles - Será que é pra mim? "...não tem cara de tiozãããããooo, mas acelerou meu coração...é tão maravilhoso que despertou minha paixão...não é de tiozão mas eu não to nem aí..."

TCF - The Cooking Fellowship é "O que a casa oferece" (.blogspot.com)

2 comentários:

Anônimo disse...

Tchê Newton, o Urtigão tem mais cabelo do que tu! Ainda assim é bom te rever. Ainda que em foto! rsrsrs
bj

melina disse...

Mas que coisa!!! esse blog me dá uma fome!!! pera ae que vou lá na cozinha! rrsrs
Sucesso certo!!