8.2.08

Porquito com molho de Maracujá / Hortelã do TCF


Mais um daqueles brilhantes dias onde, após verificada a disponibilidade imediata dos integrantes, o TCF se reune quase que tradicionalmente na casa do Pantufa para celebrar a vida e a arte culinária. Ok, mais a vida do que qualquer outra coisa. O que importa é que desse encontro saíram dois molhos que vão fazer sucesso na sua cozinha (vai pela gente, já te colocamos em fria alguma vez? Hein? Hein?). Molho de maracujá e molho de hortelã, ambos para serem degustados com um porquinho assado. Segu o goró.


Ingredientes:


Para o porco:

- 1 pedaço de porco do tamanho da sua fome;

- alecrim;

- sal a gosto;

- caldo de carne em pó;

- pimenta do reino;

- tempero de cebola e alho seco (R$1,50 no mercado público);


Para o molho de hortelã

- 1 copo de iogurte natural;

- 1 cebola picada;

- 1 caixinha de creme de leite;

- 1 xícara de água com 2 colheres de sopa de farinha;

- sal e pimenta a gosto;

- 1 ramo de hortelã picadinha;


Para o molho de maracujá

- 1 xícara de suco concentrado de maracujá (tipo os maguarys da vida);

- 1 colher de sopa de maisena;

- 1 caixinha de creme de leite;

- sal e pimenta a gosto;


Modo de preparo:


Vamos começar pelo porquinho. Tempere-o com os temperos sugeridos e leve-o ao forno por pelo menos uma hora e meia. Se o seu forno tem dourador, ligue-o após uma hora de cozimento. Enquanto essa belezura assa no forno, vamos preparar os molhos, primeiro o de hortelã.


Numa panela aqueça a xícara d'água com a farinha, sempre misturando para não empedrar. Adicione a cebola e continue mexendo. Adicione o creme de leite e o iogurte, mexendo sempre até ficar um molho grosso. Tempere com sal e pimenta, adicone a hortelã e deixe cozinhar por mais 5 minutinhos.


Agora passemos ao molho de maracujá. Numa panela, adicione a xícara do concentrado de maracujá e a colher de maisena. Mexa bastante para que fique um molho grosso e adicione o creme de leite. Continue misturando e quando o molho estiver unifrme, tempere com sal e pimenta a gosto. Cozinhe por mais 5 minutos e desligue o fogo. Adicione a polpa do maracujá, mexa bem e espere esfriar.


Assim que o porquinho estiver pedindo para sair do forno, sirva-o com ambos os molhos em potinhos separados, para que o vivente escolha o de sua preferência.


Dica do Japa:


- Use a polpa de maracujá para fazer o molho. Caso contrário você pode correr o risco de ouvir expressões como: "Mas não era para ter gosto de maracujá?"

- Tanto o molho de hortelã, quanto o de maracujá podem ser batidos no liquidificador. Eu prefiro fazê-los assim mesmo, mas gosto não se discute. Se você preferir, tasca tudo no liquidificador e vai ser feliz.

- Aprecie com moderação. No dia dessa receita nós comemos amendoins, muita canha feita pelo Vaguinho, polenta frita, porco com molho de maracujá e hortelã, rapadura (2 receitas abaixo desta), suco de couve com limão, e para fechar a conta, um cafezinho do mercado. Vai por mim, o resultado foi desastroso ;o)


Trilha sonora da receita: Fé em Deus - Diogo Nogueira


Have fun, aloha e coisarada.

TCF – The Cooking Fellowship

Nenhum comentário: