7.2.08

Rapadurinha Apollo Doutrinador - You can do it!



Pô! Rapadura brother? Fala sério! Pois é, pra galera que achava que os Fellows do TheCooking serviam apenas para pratos principais e aperitivinhos, agora o negócio começa a tomar corpo na aventura de trabalhar também com sobremesas.
Bah, mas deve ser um pé esse negócio de fazer uma rapadura... alta mão e tal, mega-complicado. Que nada brother, melzinho na chupeta, fácil como dropar a primeira onda (o cara leva uma infindável quantidade de vacas pro curriculo, mas quando engrena...). vamos ao que interessa:

Ingredientes:

- umas 800g de açucar (eu nao consigo usar todo o pacotinho de 1Kg)
- um pacote de amendoins já descascados (mesmo tamanho do pacote de açucar)
- uma xicara de leite
- um copo d'água

Modo de fazer:

Bah nego-véio, maior barbada impossível. Dê um jeito de triturar os amendoins. Para esta receita, eu usei um pilão de pedra e fui moendo aos poucos, deixei alguns grãos quase inteiros propositalmente, mas tu podes usar um liquidificador ou até mesmo enrolar os amendoins em um pano e descer o cacete, digo, bater sobre o pano ou até mesmo usar a metodologia do pizzaiolo como se fosse abrir uma massa de pizza, mas com força para quebrar os grãos.

Depois de moídos, tu colocas em uma panela grande a xicara de leite e, já sobre o fogo, vá adicionando o açucar aos poucos e mexendo (quando eu me referi a estar sobre o fogo, nao quis mencionar o fato de tu estares ou nao bebado, mas sim que a panela deve estar sobre o fogo). Beleza, vá mexendo até ferver ou pouco antes caso você já conheça o ponto de fervura (ferve quando começa a espumar ou fazer umas bolhas). Daí acrescente o amendoim e vai mexendo... vai mexendo... ahhh muleeeeque... nao desiste... mexe meeeesmo... não remexe cara, apenas mexe! Cuidado que se respingar dói... vai mexendo até levantar fervura novamente, ou um pouquiiiiinho antes pros mais ligados.
Bom, quando estiver no ponto, eu sugiro que esteja limpo o lugar onde tu vais colocar as rapaduras, uma superficie de pedra seria o ideal. Cuidado, tu tens pouco tempo para tirar a mistura da panela e molda-la, a menos que a panela permaneça no fogo enquanto estiveres retirando aos poucos cada rapadura e deixando descançar sobre a superficie que falamos. Cara, era wilson, deixa esfriar e vamo nélson. Agradecimentos à Silvane que levou não mais que 1 minuto para me ensinar o processo todo, essa sabeeee!

Dica do japa:

- Agora sim, tooooda a base... Antes de tirar o conteudo da panela para deixar esfriar sobre a superficie nos formatos, pulverize a superficie com agua, do contrario a rapadura ficará presa e a única maneira de removê-la da superfície será quebrando a mesma. Pode colocar agua mesmo... mas na manha né!
- Eu sugiro usar uma colher-de-pau para mexer enquanto estiver ao fogo, mas na hora de moldar as rapadurinhas, use uma colher convencional que é menor e proporciona um tamanho bom para cada rapadura.
- A terceira dica seria tu entregar a "rapa" da panela a um convidado qualquer pois é muito bom, mas deixa pra avisar ele que ele deve lavar a panela só depois que ele deliciar-se com o que nela estava grudado.

Trilha Sonora: Eu diria para ouvir Korn com participação especial da Amy Lee do Evanescence na musica Freak On A Leash, mas como o spk fica me tirando desde quando cantei Bring me to life pela primeira vez, o som sobressalente seria Thick as a Brick do meu amigo Jethro Tull.


TCF – The Cooking Fellowship

Nenhum comentário: