30.11.06

Entrada de Berinjelas com Sais Minerais





Ingredientes:

- uma ou mais berinjelas
- molho de pimenta a granel
- algum tempero tipo sazón, que não precise ser dissolvido em meio aquoso para consumo
- azeite/óleo (não sei a qtde, se pah eh soh completar o fundo da panela)

Modo de preparo

- corte a berinjela em rodelas, ou ao comprido, sei lah, vc q sabe; então, em um prato com bastante molho de pimenta, faça a imersão (mergulhe) a berinjela e depois passe a mesma no sazón (tipo qdo o padeiro coloca farinha sobre a mesa e atira a massa do pão ainda meio grudenta em cima saca?). Daí é só dar uma fritada rápida em uma panela com um pouco de óleo e fica q é um tapa na cara... bom pra acompanhar é algo neutro, tipo uma torradinha, se bem q o prato já é uma entrada/acompanhamento né? Na boa, serve uma bebidinha e manda ver a berinjela... no vuco-vuco da situação o importante é ter algo pra beber... vai por mim...


Dica do japa:

- bah, meu momento preferido... seguinte galera, falei com a coroa esses tempos pra tentar diminuir o estrago q fica na panela e no apartamento qdo fazemos esse prato, é q na moral a panela fica preta e o apartamento fica tipo o filme do harry potter, uma fumaceira só... O negão spk q o diga... pq o cara parece q fez especialização em efeitos especiais... ele faz todo mundo sumir no meio da névoa... e pior... ele faz eu perder algumas horas lavando as panelas depois de uma confraternização... ma vamo lá... Cara, a barbada é espremer afú as berinjelas antes de mergulha-las no molho de pimenta... e outra... não deixa o óleo muito quente saca? Senão o “choque-térmico” da berinjela no óleo causa o transtorno do “cadê aquilo q tava aqui? Alguém ta vendo alguma coisa?”. Ah, importante, eu guardo o molho de pimenta na geladeira, mas eh melhor deixar na temperatura ambiente assim como a berinjela antes de fazer.
- Ahhhh, jah ia me esquecendo... a berinjela contém sais minerais na sua estrutura, hehe, qto menos frita ela ficar, mais ela os conserva... taí a moral do nome da receita...


Idealizador e "hábil" executor do prato: Pantufa

Aloha!

Pantufa

Massa na Ceva


Ingredientes:


- Tomates picados (se pah uns 2)
- Cebola picada (acho q 1 soh rola)
- 1 Tablete de caldo de carne, jah diluido num copo grande de água
- 1 colher de farinha de trigo ou maizena
- 500 g de carne moída
- 500 g de massa capeletti de carne
- 2 latas de ceva, ou 2 garrafas long neck
- queijo mussarela
- sal a gosto
- azeite/óleo (não sei a qtde, se pah eh soh completar o fundo da panela)

Modo de preparo

- bater no liquidificador, a colher de farinha (entendeu, neh? não eh p/ tocar a colher lah dentro do troço!!!), com um pouco de água, tipo meio copo e tal. Reservar.
- dah um gás no óleo, aí tu dah uma refogada na cebola. Logo após larga a carne ali e o sal e deixa fritar bem. Tóca os tomates na panela, e refoga mais um tempinho, uns 10 min se pah! Agora, meu velho vem os líquidos, primeiro o caldo de carne, e na sequência as 2 latas de ceva! Pode ficar tranquilito, as crianças podem comer a massa numa buena, não vão ficar bêbadas depois. O álcool evapora, soh deixando aquele gosto especial! Assim que esse molho pegado, abrir fervura larga ali aquela farinha com água q tu bateu antes e tava reservado! Nessa hora tem q mexer afu, se não essa farinha embolota e f... com tudo! Logo depois que tah tudo misturado, eh soh colocar a massa capeletti na panela. E p/ saber se tah pronta, basta seguir o tempo indicado na embalagem da massa, ou vai cutucando com o garfo e experimentando! Assim que a massa estiver pronta, desliga o fogo e larga as fatias de queijo em cima da massa, tampe a panela! Em questão de segundos, o queijo derrete e jah eras, eh soh servir!!!


Dica do japa:

bom, nessa receita tem várias dicas tri p/ passar, tipo:
- p/ diluir o caldo de carne na água, essa água tem q tah quente;
- a ceva que tu vai coloca na massa tem que ser na temperatura ambiente (não vai colocar ceva gelada lah dentro neh!)
- Pô, jah que tu vai colocar ceva no rango, não custa colocar umas cevas a mais na geladeira e ir bebendo antes, durante e depois! Mas te liga, não vai enche a cara antes de começa o rango, pq tu vai faze cagada e bota a culpa na receita!
- Não eh querer fazer propaganda, mas essa dica eh quente mesmo. Quanto a ceva que vai no rango, jah testei com Skol, Polar e Nova Schin (NS2, com tequila e limão, saca?), a que eu fiz com NS2 ficou a mais feeeeeera!!!


Idealizador e "hábil" executor do prato: Firpo

Podicrê, Metaaaaalll!

Firpo


Tainha Recheada


Ingredientes:

- 1 tainha grande e limpa;
- 1 cebola picada;
- 1 berinjela picada;
- 1 alho picado;
- 1 pimentão picado (é isso ai, vamos picar o mundo);
- Sal e pimenta a gosto;
- 2 limões;
- meia taça de vinho branco;
- 300g de camarão sete barbas (sim, aquele mágico que você cozinha e ele some);
- alecrim;
- leite de côco;

Modo de Preparo:

- Primeiramente vamos temperar o peixe. Vá jogando pitadas de sal sobre ele, e esfregando a superfície para que o sal penetre no peixe. Não esqueça de temperar o peixe por dentro também. Aproveite bem esse processo pois é muito prazeiroso, principalmente se o peixe tiver muitas escamas e você tenha esquecido de limpá-lo muito bem antes de começar. Uma vez que você tenha salgado todo o peixe, parta o limão ao meio e repita o processo com o limão, passando-o por todo o peixe, inclusive por dentro. Agora é a vez do vinho. Se você não tiver bebericado todo ele, coloque o que sobrou no peixe, assim como você fez com o sal e com o limão. Enquanto não chegar o momento de ir ao forno, mantenha o peixe no mesmo recipiente onde você derramou o vinho.

- Agora vamos ao recheio. Numa panela com um pouco de azeite de oliva, frite a cebola, o alho, o pimentão e a berinjela. Pode tacar tudo na mesma panela, no stress. Quando estiverem bem douradinhos, adicione o camarão e dê uma mexida. O camarão cozinha em 5 minutinhos, então quando estiver quase cozido, acrescente uma pitada de alecrim e uns 300 ml de leite de côco. Aguarde uns 2 minutos e apague o fogo. Se você desconfiar que o camarão ainda não está bem cozido não tem problema, o forno e a barriga do peixe vão se encarregar disso.

- Agora vem a parte onde você precisa de esperteza, sagacidade, iniciativa, muita força de vontade e uns goles do que sobrou daquele vinho branco: rechear o peixe. Se você puder pedir ajuda aos universitários melhor ainda. No mesmo recipiente onde a tainha se encontra, abra o peixe e vá adicionando o recheio com uma concha. Quando você perceber que está saindo caldo até pelos olhos do bicho, acho que já é o suficente, pode parar de rechear ;). Com a ajuda da sua mãe (mãe sempre sabe fazer esses troços) ou da pessoa com sanidade mental inquestionável mais próxima, feche a barriga do peixe com palitos de dentes. Tem gente muito, mas muito aplicada que gosta de costurar a barriga do peixe com agulha e linha, portanto fica a seu critério. Uma vez fechada a barriga do meliante, leve-o ao forno pré-aquecido por uns 30 minutos e sirva pra galera com um arroz branco e umas batatas palha. Vai por mim que esse peixe faz sucesso.

Dica do japa:
- Eu sei que você é uma pessoa inovadora, que curte culinária "bagaray", que vai mudar o mundo através da sua cozinha, mas por favor, não use mais nada para temperar o peixe além de SAL e LIMÃO. Acredite em mim (já te botei em fria antes???), é o suficiente!
- Tem gente que não curte berinjela, então você pode substituí-las por champignhons. O que? sua namorada também não come champignhons? Bom, você ainda pode usar palmito. Já sei, já sei, ela também não come palmito. Cara, come o que você quiser e arrume uma namorada menos fresca pra comer contigo ;)
- Se possível, tempere o peixe na noite anterior e deixe-o a noite toda curtindo na geladeira. Vai por mim que vai dar um brilho no gosto do maritmo. Mas feche bem o recipiente onde ele está guardado, pois geladeira cheirando a peixe ninguém merece né...

Idealizador e hábil executor do prato: Spk

Have fun

t+

Spk

29.11.06

Creme de ervilha


Ingredientes:

- 4 latas de ervilha;
- 200 g de bacon partido em cubinhos;

Modo de preparo:

- Frite o bacon numa frigideira e reserve-o; num liquidificador, despeje as 4 latas de ervilha acrescente um pouco de água, mas tipo, muito pouco. Quanto de água? É ai que entra o feeling meu guri (presta atenção rapá). Bata até ficar um caldo homogêneo. Despeje esse caldo numa panela, acrescente o bacon já fritinho e deixe cozinhar por 10 minutos.

Dica do japa:

- Não use sal nessa receita. O bacon já dá sabor suficiente ao caldo. Qualquer pitada de sal que você heroicamente invente de adicionar poderá ser um desastre. A propósito, essa receita é muito boa para o inverno (desculpem, foi inevitável ;)).

Idealizador e hábil executor do prato: Letícia (esposa do Firpo)

Have fun

t+

Spk

Arroz aos 4 queijos


Ingredientes:

- Arroz
- 4 queijos

Tá bom, tá bom, 4 tipos de queijos diferentes (parmesão, lanche, mussarela, gorgonzola, minas frescal, ricota, requeijão, sendo queijo ou tendo queijo no nome ta valendo), devidamente picados;

Modo de preparo:

- Cozinhe o arroz. Não, nem me olha com essa cara de quem não sabe fazer arroz. Se você realmente não sabe fazer um arroz, por favor retire-se imediatamente desse blog e vá comer o seu miojo sabor galinha caipira que é o que você merece. Quando o arroz estiver na última fase de cozimento (tipo, quando faltarem aproximadamente uns 5 minutos para que você considere o arroz como "pronto"), misture os 4 queijos ao arroz e espere o arroz cozir. Ah, fala sério, muito barbada.

Dica do japa:

- Não recomendo fazer essa receita com gorgonzola pois fica muito forte. Se você quiser colocar um caldo de picanha em pó para temperar o arroz além do sal, não vai se arrepender (presta atenção rapá);

Idealizador e hábil executor do prato: Spk

Have fun

t+

Spk

Berinjela Recheada com Purê, Requeijão e Bacon


Ingredientes:

- 6 berinjelas (berinjelas com "j", por favor), grandes sem polpa;
- 1 kg de batatas para o purê;
- 2 colheres de sopa de margarina, também para o purê;
- 300 ml de leite, ainda para o purê;
- sal a gosto (para o purê, que dúvida...);
- 300g de bacon picado em cubinhos pequenos;
- 1 copo de requeijão;
- 1 pacote de queijo ralado;

Modo de preparo:

- faça o purê de batatas (ah, para que você não sabe fazer um purê de batatas?!); bom, cozinhe as batatas numa panela com água até que você possa espetar um garfo com faclidade nelas. Remova as batatas da água e espere esfriar para que você possa descascá-las. Uma vez que elas estejam peladinhas, amasse-as num recipiente qualquer, misture a margarina, o sal e o leite. Pronto, você já sabe fazer purê de batatas.
- uma vez que o purê está feito, vamos a parte fácil, ou melhor, a parte mais fácil ainda do processo. Frite os cubinhos de bacon numa frigideira e reserve-os. Adicione uma colherada bem generosa de purê dentro da berinjela (que a esta altura já deverá estar sem o miolo); sobre o purê, adicione uma colherada de requeijão, e sobre o requeijão adicione o bacon fritinho. Polvilhe o queijo parmesão ralado sobre o bacon. Leve ao forno pré-aquecido por uns 10 minutos e está pronto.

Dica do japa:

Na verdade essa receita tem várias dicas do japa:
- para que a berinjela não "preteie" (do verbo pretear), quando você tirar o miolo dela, passe o sal na sua superfície. Vai pretear de qualquer maneira, mas vai demorar mais, dando tempo de você fazer a receita em paz;
- quando você estiver tirando a casca das batatas, e elas estiverem muito quentes, é legal ter um potinho com água do lado para você ir molhando a mão e fazer a receita sem sentir dor ;)
- não use óleo para fritar o bacon, pelamordeDeus. O bacon já tem gordura o suficiente. Apenas aqueça a frigideira e tasque o bacon nela quando estiver quente.

Idealizador e hábil executor do prato: Spk

Have fun

t+

Spk

A Lasanha Casca do Newtinho



Nesse meu primeiro post, minha proposta é a de uma receita mais light, nao q o prato seja light, mas quero q as pessoas que interajam com a receita o façam de uma forma prazerosa

Ingredientes

- nao sei quantos tomates
- nao sei quantas cebolas
- nao sei quantos pimentões
- um ou mais tabletes de caldo de carne ou caldo de picanha ou whatever
- 517g ou mais ou menos ou não de carne moída de primeira ou de segunda
- 1 ou 2 ou + pacotes de massa de lasanha (acho q era a de 500g)
- quanto tu quiseres de sal
- molho de tomate (cara, tu pode fazer se nao quiser comprar pronto, ou se pah nem usa)
- um pouco de óleo, ou azeite, ou manteiga, ou margarina, ou não

Modo de preparo

- seguinte, tu refoga a carne moida com a(s) cebola(s), o(s) pimentão(ões) e o(s) tomate(s), coloca água tmb (q nao tava na lista dos ingredientes, mas azar) e o caldo de carne/picanha/ sei lá. Tah, daih refogou e tal... pode ateh ficar meio aguado q nao dá nada... Daí, tu deixa refogar mais um pouquinho, q é o tempo de tu pré-aquecer (ou como costumamos dizer aqui, apenas "esquentar") o forno em uma temperatura legal assim pra fazer a lasanha (cara, tudo eh muito relativo, pode ser 180, 200, 220 graus, fica a teu critério). Daí, seguinte, tu começa a alternar em uma forma (acho q tem q estar "untada", nao tenho certeza. Ahhhh, lembrei q no refogado tem q rolar um óleo, ou azeite, ou similares, senao queima né!) umas camadas de refogado e outras de massa de lasanha, assim, na boa, sem stress, até pq tu tens q relaxar e aproveitar o momento né cara, senão não tem um pq de o cara cozinhar, basta pedir a tele-entrega.
Tah, depois q tu ornamentou a tua lasanha brother, daih tu insere ela no forno, espera um tempo "x" e depois come né... sempre com o pé atrás pq normalmente nas primeiras vezes a gente erra... não q eu costume errar... mas como dizia meu amigo murphy, cada segundo q passa é uma oportunidade única de se fazer uma cagad...

Dica do japa

- bom, aqui q eu mostro q sou galo, seguinte, a dica é a de começar sempre a "preencher" a fôrma na qual vai ser montada a lasanha, com o líquido extraído do refogado, pq se colocar a massa direto, ela queima saca? Outras dicas são relativas a acompanhamento... pode-se beber o vinho do gringo (aquele q vende o garrafon a 9 pila qdo passa de caminhon na frente da casa do meu coroa as 3as feiras de manhã) e antes eu sugiro "disfalçar" a fome com a entrada de torradinhas com queijo estragado, eternizada pelo meu camarada spk. Outra dica bala eh atolar um catatau de molho de pimenta no refogado, pra ficar caliente... gente, era isso, qqr coisa entrem em contato no tedmcollins@hotmail.com pq esse lance de feeling com a comida é algo que se adquire com muito tempo de prática no método tentativa-e-erro.
- Bahhhh, fiquei sabendo que especificamente nessa lasanha (na verdade fizemos receita dupla) nós colocamos cerca de 700g de queijo fatiado, não lembro o tipo, intercalando as camadas de "recheio" e massa de lasanha. Ficou tão bom q enchi a boca d'água agora...

Idealizador e hábil executor do prato

- Newtinho/Alemão (com referências da dona Lore)

Aloha!

Vagner Pantufa

Tomates Crus Recheados


Ingredientes:
- 6 tomates sem "tampa" e sem polpa;
- 1 lata de sardinha ou atum;
- 1 copo de requeijão;

Modo de preparo:
- num recipiente qualquer, sem muita frescura, amasse as sardinhas e misture-as ao requeijão. Depois de virar uma pasta mais ou menos homogênea ;) recheie os tomates com essa pasta. Difícil hein?! A quantidade indicada da para rechear uns 6 tomates grandes, mas se você for pão-duro da pra rechear uns 8 ;)

Dica do Japa:
- Se você remover o óleo da lata de sardinha antes de misturar o requeijão, a pasta fica mais consistente. Não quer dizer que fique melhor, e sim mais consistente (presta atenção rapá). As duas maneiras ficam muito boas, portanto se você quer mais consistência, tira o óleo. Menos consistência, deixa o óleo. Simples assim.
- Bom, tem outra... sobre o tomate, quando vc for comprar, compra um tomate consistente, nao um tomate maduro demais (mole), pq daih o prato fica mais galo e o tomate nao se desmancha no momento do preparo (tmb, vê se nao vai comprar um tomate verde né).
- Cara, sem noção, a grande barbada é comprar uma sardinha ou atum que já venha preparada com molho de tomates... tanto pra dar uma cor no recheio como pelo sabor.
- Pode-se misturar também umas ervas no recheio, algumas folhas de alecrim ou coisas do gênero.

Idealizador e hábil executor do prato: Pantufa

Have fun

t+

Spk e Pantufa

28.11.06

As receitas

Para você se estruturar melhor nesse blog, eis alguns tópicos básicos para que você não se sinta perdido e possa melhor usufruir desse espaço.

1 - Não somos cozinheiros profissionais e não temos nenhuma formação em Gastronomia ou qualquer outra atividade relacionada. Somos homens que gostam de uma boa comida e que sentem aquele prazer quase sexual quando a nega véia te olha e diz: "Amor, isso aqui ta uma delícia!!". É claro que "nega véia" é uma expressão universal e engloba namoradas, noivas, esposas e no caso dos desgarrados, qualquer figura do sexo oposto que esteja na mira pro "Fight";

2 - Todas as receitas aqui publicadas foram devidamente testadas, e acreditem, funcionam ;) Toda a receita publicada terá uma foto (para encorajar os visitantes a logicamente pensarem: "Caraca, se eles conseguiram fazer isso então é uma barbada");

3 - As receitas estão estruturadas da seguinte forma:

-Título (me parece óbvio, dispensa explanação);
- Ingredientes (o que você precisa para fazer essa receita sem correr riscos);
- Modo de Preparo (instruções altamente detalhadas, para você correr menos riscos ainda);
- Dica do Japa (não adianta, todo o "mestre cuca" tem um segredinho especial que deixa a receita com o famoso "plus a mais"; nós não dominamos esses segredos, mas vamos nos esforçar para ter um diferencial para o seu prato. A dica do japa é importantíssima e dela depende o absoluto triunfo ou fracasso da sua aventura. Presta atenção rapá...).

4 - Não nos responsabilizamos sobre onde e como você vai fazer essas receitas, se é que pretende fazê-las. Nossa idéia com esse site é documentar nossas peripécias gastronômicas e, quem sabe, atingir fama internacional como o melhor blog de receitas de todos os tempos, mas isso está em segundo plano ;). A questão aqui é bem simples: nós fizemos e se ficou bom, publicamos. Se você não conseguir fazer, ou vir a cometer homicídio/suicídio fazendo qualquer uma dessas receitas, aqui segue o nosso lamento: " Ahhhhhh :( "

5 - Aconteça o que acontecer: "No stress". Rir, mesmo que seja da panela queimada, é sempre o melhor remédio.

Have fun.

t+

Spk