1.12.06

Filé de peixe a pizzaiolo


Ingredientes:

- 400 gr de filé de peixe (merluza, cação, pescadinha...);
- 3 tomates grandes fatiados em rodelas;
- 3 berinjelas grandes fatiadas em rodelas;
- 3 cebolas grandes fatiadas em rodelas;
- 3 abobrinhas grandes fatiadas em rodelas;
- 300 gr de queijo muzzarela (muzzarela, tem que ser muzzarela hein);
- 1 pacotinho de orégano;
- sal a gosto;
- 2 limões;
- meio cálice de vinho branco;
- 40 minutos dessa sua vida miserável e sem tempo pra nada;

Modo de Preparo:

- Tchê, o "modus operandi" para fazer um peixe não muda muito, e se você fizer sempre dessa maneira vai acertar sempre e arrancar uns elogios da galera. Passe sal e limão nos filés, e quando estiverem todos temperadinhos, tasque vinho branco no mesmo recipiente. Barbada. Não tem erro. Meu sobrinho de 5 anos faz essa receita ;) Com uma mão nas costas ;)

- Depois de temperado, unte a forma com pouco óleo / azeite. Coloque uma camada de cebola, uma camada de abobrinha, uma de berinjela, uma de filé de peixe, uma camada de queijo, uma camada de tomates e vá colocando uma pitada de orégano sobre toda a camada e tá feita a paçoca. Leve ao forno por uns 40 minutos e beba o que sobrou do vinho branco.

Dica do japa:

- Se você assim como eu gosta, adora, ama, morreria pelo peixe, então observe que ele solta muita água no cozimento (assim como os legumes) e vai encharcar a forma. Se você tiver habilidade o suficiente (digo, se você ainda não tiver bebido toda a garrafa do vinho do gringo), reserve um pouco desse caldo numa caneca para fazer um arrozinho branco. Rapá, vou te contar... É o bicho.

- Você vai notar que o peixe cru e o peixe cozido na fôrma, não muda nadinha ;). O bicho está a 1h lá dentro do forno mas parece que você acabou de colocá-lo lá (ai quando você vai comê-lo ele tá que parece uma borracha). Para saber se o peixe está pronto ou não, uma barbada: espete um garfo nele. Se estiver pronto, a carne vai literalmente se desmanchar (vai por mim, já te botei em fria??). Então não se engane com as aparências, pois o peixe cozinha muito rápido. Se você tascar o garfo e ele se desmanchar manda bala. Só verifique se deu tempo dos legumes cozirem também.

Idealizador e hábil executor do prato: Spk

Have fun

t+

Spk

Nenhum comentário: