5.12.06

Pão Integral pra Bagual



Um dia eu achei q deveria usar meu forno novo para alçar novos vôos, então resolvi fazer pão. Não satisfeito com esse argumento pobre, resolvi fazer um pão inovador, pelo menos pra mim... Aos loucos que me seguem, tah na mão

Ingredientes:

- fermento (entre 10g e 20g)
- farinha de trigo integral (pouquinho mais cara, porém bem mais saudável)
- água (entre 500ml e 1litro)
- se vc tiver em casa, pode agregar tmb granola, aveia em flocos, fibra de trigo, etc.
- orégano (se não tiver tmb não tem problema
- sal

Modo de preparo

Talvez nesse momento você queira me acusar de plágio, pois na maioria das farinhas à venda, a receita de como fazer um pão está no verso do pacote. Na verdade, não há dificuldade, vou apenas repeti-la:
Misture bem o fermento, uma pitada generosa de sal e a farinha (se houver mais ingredientes disponíveis como aveia em flocos, fibra de trigo, etc., adicione-os à mistura). Após ficar com a mistura homogênea (hehehe, não eh bem esse o termo, mas eu quis dizer “bem misturado”) vc começa a acrescentar a água (pode brincar de vulcão e tal, pois se a água vazar para os lados da farinha vai ser uma sujeira danada) e vai mexendo tudo, com a mão mesmo, até fazer uma massa “lisa” que não fique muito seca e q não fique pegajosa (naquele esquema, pra massa mto seca tu colocas algumas gotas de água e para pegajosa tu vais adicionando um pouquinho mais de farinha). Daí, deixas “crescer” sozinha essa massa por uns 15 minutos, então divide a massa e molda teus pãezinhos e deixa crescer novamente até quase duplicar de tamanho, cobrindo-os com um guardanapo enquanto crescem. Bom, nesse meio tempo tu aquece o teu forno a 200 graus e quando colocares o teu pão no forno pré-aquecido, aguarde 35 minutos e voilá!

Dica do japa:

Hehe, uma boa dica eh comer o pão ainda quentinho, com um queijo e um vinhozinho, mas pode ser com uma boa manteiga derretendo por sobre o mesmo... vc q sabe. A dica maior eh na hora de misturar os ingredientes q fornecem o “plus a mais” na receita... quando fores colocar supérfluos como aveia e outros, tente evitar de colocar mais que um oitavo da quantidade de farinha usada, pois a massa jah não vai crescer muito por se tratar de farinha integral, imagina misturando um monte de coisas... Ah, sobre o orégano, quando estiveres ainda misturando os ingredientes, acrescente orégano a granel se quiseres q teu pão fique com um gostinho de pizza. Tchê, fica bom que “vaitembora”... depois de comer o cara tem energia pra correr “a la cria”.

Idealizador e "hábil" executor do prato: Pantufa

Aloha!

Pantufa

Um comentário:

Cristiano disse...

Caraca... será que tem nome isso??? Blogspam? SpamBlog?

Tchê, o índio veio vem fazer propaganda as 3 da matina sobre como ganhar 800 dólares por mês num site de culinária?

Mas é tão difícil perceber que essa é a maior propaganda negativa da face da terra?

Onde é que nós vamos parar? Onde? Onde?

hehehehe

t+

Spk